sábado, 30 de maio de 2009

Sugestões para o fim-de-semana




Este fim-de-semana Ribeira de Pena vai ser palco de várias iniciativas das quais deixo aqui a informação:

30 e 31 de Maio - Estágio de Primavera de Karaté

31 de Maio - Encontro de Concertinas

Para visualizar os programas clique no respectivo cartaz.

Deixo ainda informação sobre a exposição fotográfica "Um olhar sobre... Ribeira de Pena", de iniciativa particular, patente no Núcleo Museológico da Venda Nova até ao próximo dia 14.

sábado, 16 de maio de 2009

Revista de Imprensa - Comunidade Intermunicipal de Trás-os-Montes


Uma revista à imprensa regional desta semana dá-nos conta da Comunidade Intermunicipal de Trás-os-Montes, formalizada no passado dia 5 quando se reuniram pela primeira vez os representantes dos 15 municípios que a constituem, onde se inclui Ribeira de Pena. Esta cooperação já permitiu a captação de fundos e será um grande contributo para o desenvolvimento da região. Como diz o povo, "a união faz a força".

Para uma explicação mais alargada, deixo os links de acesso a duas notícias que abordam o tema.




Já que estamos numa revista de imprensa, deixo mais duas notícias sobre o concelho, uma sobre os meios de combate aos incêndios no Distrito, outra sobre o ranking de pagamentos dos Municípios onde vêm discriminadas as autarquias da região.



Boas leituras.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Sondagem - Geminações

A última sondagem realizada no Terras de Pena visou as geminações, tema que ultimamente tem sido notícia em Ribeira de Pena.
À questão Considera as geminações benéficas para o concelho?, 9% dos leitores participantes optaram pelo Sim, em qualquer contexto; 45% optaram pelo Sim, mas apenas quando há uma manutenção contínua; percentagem idêntica à que obteve a opção Não, são uma perda de tempo e de recursos.
Creio poder concluir com os resultados obtidos, apesar da sua mínima amostra, que há bastantes ribeirapenenses a não verem grandes benefícios nas geminações. Deixo, por isso, a sugestão ao Município de aumentar a informação sobre este tema junto dos ribeirapenenses, de forma a sensibilizá-los para a sua importância.

terça-feira, 5 de maio de 2009


No próximo dia 7 vai-se realizar uma visita a locais arqueológicos de Ribeira de Pena e Mondim de Basto guiada pelo padre João Parente, fundador do Museu de Arqueologia de Vila Real, no âmbito de uma actividade promovida pelo Ciclo Cultural UTAD.

A visita durará todo o dia e as inscrições estão ainda abertas.
Lembro que o concelho é rico em locais arqueológicos, estando alguns classificados como Imóveis de Interesse Público.


Mais informações no link abaixo:




Foto: Lage de Lamelas (pormenor)