quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Feliz Natal


A todos os ribeirapenenses, os votos de um Feliz Natal.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

REAL TERTÚLIA DE PENA - Comunicado

Em comemoração pelo seu terceiro aniversário, a Real Tertúlia de Pena partilha com os ribeirapenenses algumas preocupações sobre o concelho. Embora estas temáticas tenham já sido anteriormente abordadas, nunca é demais reiterar a sua reflexão.

A história de um povo não se compõe apenas por documentos e sítios. Por vezes, a maior riqueza encontra-se nas histórias e lendas que compõem a sua tradição oral. Os últimos 50 anos representaram, tal como no restante país, uma mudança profunda na vida dos ribeirapenenses, que viram os seus usos e costumes evoluir com a própria sociedade. Com isto, também os ensinamentos e histórias que durante séculos passaram oralmente de pais para filhos deixaram de ter a importância de anteriormente, porque os filhos já não seguiam a arte dos pais, porque a escola passou a ter maior importância na sua educação, porque a mobilidade era maior, levando a um abandono prematuro da terra natal. É, por isso, urgente que seja feito um levantamento das histórias, lendas e pedaços de sabedoria popular que ao longo dos séculos fez parte da vida quotidiana dos ribeirapenenses, sob o risco de se perderem as gerações que pertencem a esse passado e que guardam essa mesma tradição oral. Este levantamento deve depois ser publicado, como forma de salvaguarda e divulgação, e disponibilizado aos ribeirapenenses.

A qualidade de vida que uma região oferece passa também pela sua oferta cultural. Os concelhos onde há uma dinamização cultural criam condições de riqueza, quer estabilizando os seus habitantes, que já não necessitam de se deslocar a outros locais para usufruírem desta oferta, quer atraindo outros, dinamizando o turismo e incentivando o consumo dentro do concelho, o que beneficiará a economia local. Os pequenos concelhos que pretendem divulgação apostam geralmente, e com sucesso, na cultura para obterem esse reconhecimento. A Real Tertúlia insiste, assim, na importância da dinamização cultural enquanto forma de desenvolvimento para Ribeira de Pena.

A Real Tertúlia de Pena deseja a todos os ribeirapenenses um Feliz Natal e um novo ano pleno em prosperidade.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Apanha do Cogumelo - Nova legislação

Aos amantes dos míscaros e cogumelos, que em Ribeira de Pena são muitos, deixo esta notícia divulgada pela Alto Tâmega TV.


http://www.attv.pt/index.php?option=com_content&view=section&id=1&layout=blog&Itemid=2


.