quarta-feira, 10 de setembro de 2008

As obras do Verão







Só hoje tive oportunidade de ver com atenção e fotografar as duas obras municipais inauguradas durante o mês de Agosto: a Praça das Freguesias e o Monumento ao Emigrante. Deixo aqui as imagens e aproveito também para deixar a minha opinião.

Em relação à primeira, foi um excelente aproveitamento do espaço à entrada do Salvador não só pela função pois um parque de estacionamento naquele local é muito útil, mas também pela apresentação ao homenagear e apresentar as 7 freguesias pelos respectivos brasões, transformando-o num belo cartão de apresentação do concelho na sua sede. A cereja no cimo do bolo é uma pedra de granito com a representação do concelho mesmo no centro da praça, rodeada pelas cores municipais. Para completar o quadro só falta a Casa do Bucheiro ser restaurada o que, segundo sei, acontecerá a seu tempo.

O Monumento ao Emigrante é uma grande escultura de representação abstracta no centro da Zona de Lazer do Bucheiro. A escultura divide-se em duas partes que, nas palavras do seu autor (um artista da região), têm o seguinte significado: uma primeira em pedra que simboliza o emigrante na sua partida e uma segunda em metal que simboliza o emigrante no seu regresso. As duas partes complementam-se formando um só.
Gostos à parte, pois nem todos apreciam escultura abstracta, é a representação de uma realidade muito nossa e uma bela homenagem a todos aqueles que tiveram de deixar a terra em busca de uma vida melhor, mas que continuam sempre a ela ligados.

Tomando este post aproveito para lançar nova sondagem convidando todos os leitores a participar.



Sem comentários: