domingo, 12 de outubro de 2008

Homenagem a Francisco Botelho



No passado sábado, Francisco Botelho recebeu uma homenagem na Casa de Camilo em Friúme. Quando passam oito meses do seu falecimento, os participantes do Encontro "Saber Trás-os-Montes", este ano em torno da figura de Camilo Castelo Branco, lembraram a sua dedicação à divulgação do escritor e da sua ligação a Ribeira de Pena. Estiveram ainda presentes os familiares de Francisco Botelho e representantes da Câmara Municipal. No local encontra-se uma placa a assinalar a data.

6 comentários:

Anónimo disse...

Ao Francisco se devem estas e muitas outras homenagens. Foi um verdadeiro Ribeirapenense de alma e coração. Pena é não ter sido amplamente duivulgada.

Anónimo disse...

Não sou uma assidua visitante deste blog, embora me interesse bastante pelos assuntos de Ribeira de Pena. Tenho raízes nesta linda terra, não por nascimento mas por sangue - meus antepassados são da Casa de Santa Marinha, e também pelas belas temporadas aí passadas. Hoje, ao abrir o blog novamente, qual não é o meu espanto ao ler a notícia da homenagem feita a meu primo Francisco. Fiquei deveras satisfeita por alguma coisa ter sido feita em sua honra na sua terra de alma e coração. Ainda bem que alguém se lembrou finalmente de fazer o que há já algum tempo devia ter sido feito! É que noutras terras e locais onde o Francisco esteve ou passou, já o relembraram com carinho e admiração, não só pelo trabalho que fez mas pela pessoa que ele foi.Ao mesmo tempo lamento profundamente que os "familiares" (em que eu me incluo, é claro, e não esquecendo a sua mulher, Ana Souto) que acompanharam o Francisco neste trabalho de divulgação do escritor Camilo Castelo Branco, não tivessem merecido uma informação atempada sobre este acontecimento.
Lembro também a Prima Maria Dolores Canavarro Valadares, que estando a viver num lar em Braga, ficará contente quando eu lhe contar desta homenagem.
Sofia Adelaide Valadares Botelho

Emanuel Guimarães disse...

Concordo que Francisco Botelho merecia já uma homenagem oficial de Ribeira de Pena em que todos pudessem participar. Infelizmente tal ainda não acontceu e a sua dedicação a Ribeira de Pena continua em espera por essa justiça. Esta, no entanto, foi uma homenagem dos participantes do Encontro "Saber Trás-os-Montes" que lembraram a sua dedicação aos estudos de Camilo, daí que não tenha sido divulgada. O interior da Casa de Camilo onde foi feita a homenagem também não teria espaço para acolher mais pessoas, pelo que, externos ao encontro, apenas compareceram os familiares mais directos de Francisco. Creio que uma homenagem oficial de Ribeira de Pena deverá ser algo maior, com outra dimensão.

Unknown disse...

Sou brasileiro,bisneto e homônimo do Presidente do Brasil - Affonso Penna.Este era filho do ribeirapenense Domingos José Teixeira Penna.No final de 1998 um dos meus primos,residente no Brasil,fez doutorado na Universidade de Lisboa e visitou Ribeira de Pena.Relatou-me que teve o prazer de conhecer o Professor Doutor Francisco Botelho,com quem conversou sobre as raízes ribeirapenenses da família Penna.Em nome da família do Presidente Affonso Penna externamos nossas condolências pelo falecimento do culto ribeirapenense.Como provavelmente visitarei Ribeira de Pena em abril do próximo ano desejo contactar parentes que habitam nesse Concelho.

Emanuel Guimarães disse...

Sr. Affonso Penna, no que me diz respeito, deixo a minha disponibilidade para o auxiliar no contacto com os familiares do Francisco Botelho. Basta, para tal, que me contacte aquando da sua visita.

Anónimo disse...

Francisco Botelho dedicou muito da sua vida a Ribeira de Pena, deu muito, e espero que a Câmara num futuro próximo lhe honre com uma merecida e grande homenagem. Que Deus o tenha no Céu, bem merece, uma excelente pessoa.