quinta-feira, 27 de março de 2008

Semana da Floresta 2008

Vai-se realizar ao longo da próxima semana a segunda edição da Semana da Floresta. O programa apresenta várias actividades ligadas à floresta e não só, que se realizarão junto ao Auditório Municipal. Apresenta-se aqui o programa de actividades (clique na imagem).



segunda-feira, 24 de março de 2008

Sobre a Páscoa


O facto de a Internet me ficar inacessível durante o fim-de-semana prolongado, não permitiu publicar uma mensagem a desejar os votos de boa Páscoa aos leitores do Terras de Pena; no entanto, deixo hoje uma mensagem com uma curiosidade. Qual a relação entre o coelho, os ovos e a celebração pascal? Pois nem o coelho põe ovos, nem ele compõe a tradicional ementa pascal. A explicação é curiosa. Celebrada por Cristãos e Judeus, embora com motivos diferentes, a Páscoa coincide com as antigas celebrações pagãs do equinócio ou início da Primavera, sendo o ovo e o coelho, ambos tradicionais símbolos de fertilidade, utilizados nestas celebrações. Tal originou uma assimilação dos mesmos por parte das festividades cristãs quando os povos pagãos germânicos foram cristianizados. São, por isso, símbolos da tradição europeia que permanecem.

domingo, 16 de março de 2008

Inquérito - oleões

O inquérito realizado no terras de Pena não foi tão participado, talvez porque o tema "ambiente" não seja ainda para muitos uma preocupação que mereça o dispender algum tempo. No entanto, as hipóteses votadas demonstram uma sensibilidade por parte dos visitantes deste sítio para a importância da reciclagem. À pergunta "Colocaria os óleos domésticos usados no oleão se tivesse possibilidade?", 75% responderam "Sim"; 25% responderam "Apenas se disponível perto de casa", não havendo qualquer resposta na opção "Não" (0%). É agora altura de um novo desafio, aproveitando o tema do tabagismo lançado no último artigo.

sábado, 15 de março de 2008

Consultas anti-tabágicas em Ribeira de Pena


O Centro de Saúde de Ribeira de pena vai dispôr, tal como o resto dos concelhos do Distrito de Vila Real, de consultas de cessação tabágica até ao final deste mês. Assim, os ribeirapenenses que pretenderem deixar de fumar podem solicitar junto do médico de família uma consulta desta especialidade. Já agora, aproveito para deixar a informação de que o tabaco é causador de doenças graves onde constam vários tipos de cancro como do pulmão, da boca, da garganta e do esófago, de doenças cardiovasculares e respiratórias entre outras doenças degenerativas, e causador de cerca de 700 mil mortes por ano no continente europeu. É, portanto, uma boa oportunidade para muitos deixarem de fumar, contribuindo para a sua saúde e a dos que o rodeiam.

quarta-feira, 12 de março de 2008

Fecho da repartição de finanças? Esperemos que não...

Surgiu esta semana a notícia de que o Governo se prepara para fechar 121 repartições de finanças locais, no âmbito do PRACE (Programa de Reestruturação da Administração Central do Estado), o mesmo programa que tem encerrado outros serviços públicos com vista à diminuição dos funcionários e gastos do Estado, sendo o mais polémico o fecho de Urgências. O que foi anunciado prevê a diminuição das actuais 14 repartições em Trás-os-Montes para 5, o que significa, muito provavelmente, que Ribeira de Pena deixará de ter também este serviço disponível. Isto não só implica transtorno para os ribeirapenenses, que terão agora de se deslocar para fora do concelho sempre que quiserem tratar dos seus assuntos fiscais, como representa mais um contributo para o êxodo da população, afinal, ninguém gosta de viver num local onde não há Serviços. Contribui-se desta forma, apenas, para o crescimento dos grandes centros urbanos. Entretanto o Ministro das Finanças veio já negar tal pretensão. Mas só o futuro o garantirá.

sexta-feira, 7 de março de 2008

REAL TERTÚLIA DE PENA – Comunicado

A Real Tertúlia de Pena gostaria de prestar homenagem pública ao companheiro e amigo Francisco Botelho, falecido no início do mês de Fevereiro. Além da perda irreparável de um amigo e de uma opinião muito importante para a reflexão que tem sido realizada por este grupo, os seus membros gostariam de destacar a enorme perda para o concelho de Ribeira de Pena. Herdeiro dos barões de Santa Marinha, que desde sempre tiveram um papel fundamental de intervenção no concelho, não pode ser esquecida toda a actividade e intervenção que ele desenvolveu na cultura e desenvolvimento do concelho, e que é hoje visível. A melhor forma de o homenagear é continuar o seu trabalho e, por isso, os seus companheiros tertúlios alertam para a importância de não se deixar toda essa actividade morrer com ele. Da parte da Real Tertúlia, continuaremos a reflexão construtiva de que o Ribeira de Pena precisa e que ele tanto prezava com todo o empenho.
Fruto dos últimos encontros, a Real Tertúlia de Pena gostaria ainda de partilhar uma reflexão pertinente e cuja concretização seria benéfica para o concelho.
Em 1918 um incêndio destruiu por completo o arquivo do Município, perdendo-se documentação histórica importante sobre o concelho e limitando o fundo histórico do Arquivo Municipal. No entanto, foi lembrada a situação de documentos pertencentes a várias casas senhoriais ou eruditas que, porque os herdeiros ou aquisidores lhe não dão valor, acabam deitados no lixo sem qualquer tratamento que preserve o seu conteúdo. Isto significa uma grande perda patrimonial para o concelho. Seria, por isso, de considerar a criação de um Arquivo Municipal com condições (materiais e humanas) que permitam acolher essa documentação ou, caso não seja possível, ter a possibilidade de a digitalizar, em consonância com o que vem acontecendo em vários concelhos por todo o país. Isto permitiria não só salvaguardar a memória documental do concelho como seria mais um passo importante para o seu desenvolvimento cultural.

realtertuliadepena@sapo.pt