sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Sugestão para o fim de semana


A sugestão que deixo para o fim-de-semana que se aproxima é uma visita à Feira dos Santos em Chaves, que dispensa apresentações em Ribeira de Pena.
Deixo ainda a ligação para o blog "Chaves" que nos disponibiliza o programa da feira e uma reflexão pessoal para os mais interessados.

http://chaves.blogs.sapo.pt/323007.html

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Plano Director Municipal apresentado

Foi apresentado na passada semana o novo Plano Director Municipal (PDM). Este novo plano vem substituir o antigo, datado de 1993 e a precisar de grande revisão. Como não estive na apresentação nem pude ainda ver o documento, deixo para mais tarde uma apreciação, ficando aos ribeirapenenses a informação de que este se encontra disponível para consulta no átrio da Câmara Municipal.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Ribeira de Pena com menos IMI

Uma boa notícia para os proprietários ribeirapenenses. A Assembleia Municipal aprovou a redução das taxas do IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) referente a 2008. De acordo com o semanário A Voz de Trás-os-Montes, isto significa que os "Prédios Urbanos ficam sujeitos a um IMI de 0,7 por cento, enquanto os Prédios Urbanos avaliados nos termos do CIMI têm uma contribuição de 0,3 por cento". A notícia encontra-se em:

http://www.avozdetrasosmontes.com/verNoticia.php?idNot=3131

Ribeira de Pena sem verbas no PIDDAC

De acordo com o Diário de Trás-os-Montes, Ribeira de Pena inclui-se no grupo de concelhos do distrito sem qualquer verba atribuída pelo Governo no PIDDAC para 2009, não podendo por isso contar com este programa para o seu desenvolvimento. Falta saber quais os motivos para se verificar esta situação, mas é certo que é uma má notícia. A notícia pode ser lida em:

http://www.diariodetrasosmontes.com/

Monumento ao Emigrante: resultados da sondagem

O Monumento ao Emigrante está aprovado pelos leitores do Terras de Pena. Na sondagem realizada ao longo do último mês e meio com a pergunta "O que acha do Monumento ao Emigrante", 60% manifestaram gostar da obra escultórica inaugurada no passado mês de Agosto. Dos restantes, 20% responderam "Gosto, mas acho-o inadequado ao meio" e os restantes (20%) deixaram claro não gostar do monumento.

domingo, 12 de outubro de 2008

Homenagem a Francisco Botelho



No passado sábado, Francisco Botelho recebeu uma homenagem na Casa de Camilo em Friúme. Quando passam oito meses do seu falecimento, os participantes do Encontro "Saber Trás-os-Montes", este ano em torno da figura de Camilo Castelo Branco, lembraram a sua dedicação à divulgação do escritor e da sua ligação a Ribeira de Pena. Estiveram ainda presentes os familiares de Francisco Botelho e representantes da Câmara Municipal. No local encontra-se uma placa a assinalar a data.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Bombeiros Voluntários de parabéns


Parabéns à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ribeira de Pena que comemorou no passado sábado os seus trinta anos.


http://www.avozdetrasosmontes.com/verNoticia.php?idNot=3111

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Ribeira de Pena gemina-se com Saint-Galmier

Depois da localidade luxemburguesa de Vianden, Ribeira de Pena prepara-se para mais uma geminação, agora com a localidade francesa de Sait-Galmier. Ambas as localidades se caracterizam por uma grande presença de emigrantes ribeirapenenses, pelo que estas geminações são importantes, permitindo dar-lhes um maior apoio e fortalecer a sua ligação com terra de origem. Aos interessados, fica a notícia abaixo.

http://www.cm-rpena.pt/ultimas/saint---galmier-e-ribeira-de-pena-preparam-geminacao.html

Inaugurado Heliporto em Lamelas

http://www.avozdetrasosmontes.com/index.php?opcao=noticias&cat=2&pg=1