Para uma reflexão construtiva sobre Ribeira de Pena
quarta-feira, 14 de janeiro de 2009
Nevão
Este Inverno já mostrou que não vai ser meigo. Pela segunda vez que brinda Ribeira de Pena com um nevão, desta vez a valer. Sempre que assim é, a paisagem que Ribeira de Pena proporciona é magnífica. Aqui ficam algumas fotos.
Só a intervenção activa das populações permite um desenvolvimento real das regiões; é sua obrigação, principalmente dos que maior formação e conhecimento possuem. A função deste espaço é contribuir para o desenvolvimento de um espírito crítico construtivo em Ribeira de Pena, valorizando a intervenção dos agentes que há muito labutam pelos mesmos valores: por um futuro melhor.
Pertencente ao distrito de Vila Real, este concelho situa-se numa zona de transição entre as regiões do Minho e Trás-os-Montes, reunindo muitas das características de ambas. As suas sete freguesias espalham-se por três regiões bem distintas; uma de montanha, a Norte, incluída na Serra de Barroso; uma de vale, que inclui os vales do Tâmega e seus afluentes Lourêdo e Póio; outra de montanha, a Este e a Sudeste, incluída na Serra do Alvão. Apelidada por muitos como a “Suíça portuguesa”, é, fruto destas características, possuidora de grande riqueza paisagística e cultural.
Desde o final de 2006 que a Real Tertúlia de Pena contribui para uma reflexão construtiva sobre o concelho, livre de preconceitos ou ideologias, mas defensora dos valores da liberdade, igualdade e fraternidade. Este grupo de amigos ribeirapenenses que, em convívio gastronómico, discutem as mais variadas questões relacionadas com Ribeira de Pena, tenta contribuir para o debate de ideias e, desta forma, para o seu desenvolvimento. A divulgação das suas reflexões, que apenas acontece quando todos os seus membros estão de acordo, verifica-se em todos os meios de comunicação locais, e agora também aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário