sábado, 7 de fevereiro de 2009

Ponte de Arame não vai ficar submersa


Uma boa notícia. A Ponte de Arame ou Ponte Pênsil, que liga a Ribeira a Santo Aleixo de Além Tâmega, não vai ficar submersa pelas águas da Barragem de Daivões. De acordo com o jornal A Voz de Trás-os-Montes, a Câmara Municipal já se encontra a estudar uma forma de transferir a ponte para outro local onde possa ser preservada e visitada.

Este cartão de apresentação do concelho, único no país pelas suas características particulares, foi construído em 1913 por iniciativa do Pe. Albino Afonso para facilitar a ligação entre as duas margens do Tâmega. Antes da sua contrução, essa travessia era feita por meio de uma barca em Viela (a que Camilo se refere no sexto de Doze Casamentos Felizes), pelas poldras a jusante ou pelo Ponderado, o pontão em granito que liga Viela e Balteiro e que, quando o caudal é grande, fica facilmente submerso. A ideia da sua construção, no entanto, deve-se ao Pe. Álvaro Pimenta, da paróquia de Salvador mas natural de Santo Aleixo, que num Inverno rigoroso usou um cabo de arame e uma roldana para fazer chegar o bacalhau a sua casa. Isto terá dado o mote à construção desta ponte suspensa através de cabos de arame retorcidos e com passadiço de madeira.
A construção desta ponte permitiu a ligação permanente das duas margens do Tâmega até 1963, ano da inauguração da Ponte Nova que serve a E.M. 312.


A construção da barragem ameaçou a submersão de alguns sítios patrimoniais do concelho, sendo este o mais emblemático.

Sem comentários: