terça-feira, 9 de março de 2010

O Roteiro Camiliano - justa homenagem

imagem picada daqui

O Roteiro Camiliano é, certamente, a melhor iniciativa cultural criada em Ribeira de Pena.
Da autoria Francisco Botelho, é hoje uma referência para a dinamização turística do concelho e para todos os que percorrem os passos de Camilo Castelo Branco, esse incauto libertino que animou Friúme com a sua passagem e imortalizou Ribeira de Pena na literatura portuguesa.

A sua concepção permite aos visitantes percorrerem o roteiro sozinhos, sem demais ajudas que não os painéis descritivos colocados junto a cada um dos locais. Esses painéis, além da história que liga Camilo aos locais, possuem episódios da obra do romancista onde estes se reflectem (infelizmente, nem todos possuem ainda o respectivo painél, falha que deveria ser resolvida). A Câmara Municipal fornece também as fichas de visita aos interessados e, no caso de grupos, pode mesmo ser solicitado um guia.

Se muitas são as localidades que se podem orgulhar de ter um pouco de Camilo, da sua vida, dos seus romances, nenhuma tem, no entanto, o luxo de possuir um roteiro a ele ligado de tal riqueza literária, histórica, artística e paisagística. É um roteiro que todos os ribeirapenenses deviam conhecer.

Em homenagem ao criador, quando se assinalam já dois anos da sua morte, divulgarei aqui nas próximas semanas as fichas de visita que ele próprio publicou no seu blog, deixando a sugestão a todos os que queiram conhecer.

As fichas de visita podem ainda ser descarregadas no site da Câmara Municipal, no link abaixo.


http://www.cm-rpena.pt/images/stories/Roteiro_Camiliano.pdf





.

2 comentários:

Joaquim Jorge Carvalho disse...

Cumprimento-o pelo texto, nele sublinhando o justo reconhecimento pelo papel do Francisco Botelho na génese e desenvolvimento desta ideia.
Tratei, também, de divulgar esta oferta ribeirapenense a pessoas e Escolas que conheço.
Abraço!
Joaquim Jorge Carvalho

Emanuel Guimarães disse...

Poucos são os que reconhecem o trabalho de Francisco Botelho em Ribeira de Pena. Obrigado pelo comentário. Abraço