quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Parques Escolares de Ribeira de Pena

Imagem picada daqui


A Educação assistiu nos últimos anos em Portugal à profusão dos Centros Escolares, medida de grande pesar das pequenas localidades que viram as suas escolinhas, algumas quase centenárias, muitas recentemente requalificadas, ficarem desertas e, por vezes, ao abandono. O objectivo é centralizar os diferentes graus de ensino nas mesmas instalações, desde o pré-escolar ao secundário. Concorde-se ou não, a política veio para ficar e Ribeira de Pena tem já concluída a construção dos seus centros escolares. O de Cerva encontra-se já em funcionamento desde o início de Janeiro e o de Ribeira de Pena (imagem em cima) entrou agora em funcionamento.

Amanhã será o dia da inauguração.

Quanto às escolinhas entretanto fechadas, não é o fim. Elas podem integrar actividades de índole comunitária, associativa, cultural ou mesmo turística, como já acontece em muitos outros locais. Soube que algumas serão reaproveitadas para actividades formativas ou culturais, mas não se deve ficar por aqui; tal deve ser alargado a todas as escolas do concelho e pode mesmo partir da parte dos privados (associações, empresas...) a iniciativa.

Entretanto, ouvi alguns comentários sobre o novo edifício ribeirapenense, pelo que deixo no Terras de Pena uma nova sondagem sobre o assunto.

Sem comentários: