sexta-feira, 30 de maio de 2008

Agenda para o Fim-de-Semana

O próximo fim-de-semana vai ser rico em actividades desportivas no concelho, que aproveito para divulgar aos leitores do Terras de Pena:

Amanhã, dia 31, começa a 5ª edição do Estágio de Primavera de Karaté onde participarão várias associações nacionais incluindo os nossos atletas. Este estágio prolonga-se até Domingo e decorrerá em Ribeira de Pena e Cerva (nos pavilhões desportivos).

Domingo, dia 1, é dia para a II Grande Corrida de Carros de Pau e Rolamentos que, a partir das 14 horas, irão descer a estrada entre a escola da Fragalhinha/Granja Velha e Balteiro.

Só resta desejar Bom Fim-de-Semana.

terça-feira, 27 de maio de 2008

Novo desafio

Aproveitando o último texto para lançar um novo inquérito, deixo antes um balanço sobre o anterior. À questão "Tem por hábito andar a pé ou de bicicleta?", 40% responderam "Sim", o que significa que praticam ambos, e 60% responderam "Apenas andar a pé", ficando as opções "Apenas andar de bicicleta" e "Não" sem qualquer escolha, o que significa que os leitores do Terras de Pena têm bons hábitos (pelo menos os que votaram).
Aproveito o último texto para lançar um novo desafio e saber o que os leitores acham do novo site da Câmara Municipal. Convido-os a participar.

domingo, 25 de maio de 2008

Câmara Municipal tem novo site




Desde a semana passada que a Câmara Municipal apresenta uma nova página electrónica, revitalizada e actualizada. Ainda lhe falta muita informação, que, segundo sei, será carregada entretanto, mas a apresentação gráfica apresenta-se mais leve, com novas e maiores imagens (o que é, a meu ver, uma grande mais valia) e mais agradável, com a adição de uma nova introdução.


Finalmente, o Município possui um sítio em condições com informação sobre o concelho.


O novo sitio, que aconselho a visitar, tem o mesmo endereço: http://www.cm-rpena.pt/

Confraria dos Milhos

Foi, finalmente, registada e oficialmente constituída a Confraria Gastronómica dos Milhos, uma Associação criada com o objectivo da "preservação, registo e divulgação dos pratos de gastronomia tradicional do concelho de Ribeira de Pena", com especial destaque para o prato que lhe dá o nome - os milhos.
Esta nova estrutura associativa, além da função de preservação patrimonial, poderá dinamizar o concelho utilizando um motivo muito apelativo: a gastronomia. Tem, por isso, condições para motivar os ribeirapenenses e, ao mesmo tempo, divulgar o concelho atraindo, pelo estômago, novos visitantes. Espera-se, no fundo, uma nova dinâmica gastronómica que contribua para o dinamismo e desenvolvimento de Ribeira de Pena.

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Taça de Portugal de BTT em Ribeira de Pena


No próximo fim-de-semana, Ribeira de Pena vai ser preenchida pelas provas da Taça de Portugal de BTT, prova nacional com a participação de cerca de meia centena de atletas nas variantes de Downhill e Cross Country. As provas terão início na sexta-feira e prolongam-se até domingo.

Apesar do clima, fica a sugestão.

terça-feira, 13 de maio de 2008

Ribeira de Pena com novo Centro Escolar


Foi assinado na semana passada entre o Município e o Governo o protocolo que permite o financiamento para a construção e requalificação dos centros escolares. Significa isto que Ribeira de Pena está no pelotão da frente dos Municípios que disponibilizarão de um novo centro escolar, o que são boas notícias para os jovens ribeirapenenses que verão as suas condições de estudo melhoradas. Mais uma boa notícia para o concelho.

sábado, 10 de maio de 2008

REAL TERTÚLIA DE PENA - Comunicado

A Real Tertúlia de Pena gostaria de deixar algumas reflexões, debatidas no último encontro, que seriam de grande benefício para o concelho de Ribeira de Pena.
Num país que tanto mudou em tão poucas décadas e onde a ruralidade dominante viu, de repente, o crescimento de um mundo urbano atractivo no litoral, com novas oportunidades e novidades, compreende-se que esse “novo mundo” fosse mais atractivo para os jovens do que o mundo isolado em que viviam. Actualmente, no entanto, as novidades e oportunidades podem chegar a todo o lado, verificando-se mesmo em alguns concelhos tendência contrária. Muitos jovens ribeirapenenses têm uma opinião depreciativa sobre o concelho, mas também é verdade que muitos não o conhecem no seu todo, um concelho com realidades e influências tão diferentes ao longo da sua extensão, limitando-se ao espaço onde vivem. Seria importante, para combater a tendência de êxodo populacional, que se crie junto dos jovens o orgulho pela identidade ribeirapenense e por viver no concelho. O papel da escola é fundamental para a divulgação da identidade e das riquezas que o concelho possui, seja ao nível ambiental e paisagístico, seja ao nível do património cultural. Também os pais têm um papel importante de transmissão desse orgulho aos seus filhos, mas o ideal seria a preocupação e empenho de todos os agentes municipais. Muitos concelhos destacam-se pela sua forte identidade mesmo entre os jovens; Ribeira de Pena tem tradição histórica para estar entre esses concelhos e nos jovens, que são o seu futuro, é onde a aposta deve ser feita.
A forma de divulgação de um produto é condicionante para o seu sucesso junto do consumidor (mesmo quando a qualidade não é a melhor). Esse trabalho é conseguido pelo marketing que define uma estratégia de promoção. Também os concelhos têm hoje de se voltar para o marketing como estratégia de divulgação e de captação, quer de turistas, quer de novos habitantes, e são vários os que têm feito essa aposta sempre com sucesso. Também Ribeira de Pena devia fazer uma aposta firme nesse âmbito, aproveitando a nova imagem do Município, e trunfos não lhe faltam: as acessibilidades, a localização, a riqueza paisagística, o património... Certamente que só traria vantagens.

realtertuliadepena@sapo.pt

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Ecopista do Alto Tâmega

Tenho a dar os meus parabéns ao projecto "Via Verde do Vale do Tâmega" liderado pela Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar. Este projecto visa a transformação da antiga via férrea que ligava Vila Real e Chaves numa ecopista que se estenderá por 19 quilómetros entre Vila Pouca de Aguiar e Chaves, prolongando-se ainda através da Galiza por Verín e Laza totalizando 33 quilómetros. Este projecto prevê ainda a recuperação das estações e apeadeiros para instalar equipamentos de apoio.
Uma excelente ideia para promover a região e o uso da bicicleta para a visitar. Estão de parabéns.

Inquérito - Finanças

No último inquérito, os ribeirapenenses que votaram deixaram uma rejeição clara ao fecho por parte do Governo dos serviços públicos em Ribeira de Pena. À pergunta "Concorda com o encerramento da repartição de finanças?", a opção "Não" teve 100% das escolhas deixando as opções "Sim", "Sim, mas discordo da nova localização" e "Indiferente" sem qualquer percentagem.

Aproveito para lançar um novo inquérito, mais relaccionado com os hábitos dos ribeirapenenses e com o texto que publicarei a seguir..