sábado, 10 de maio de 2008

REAL TERTÚLIA DE PENA - Comunicado

A Real Tertúlia de Pena gostaria de deixar algumas reflexões, debatidas no último encontro, que seriam de grande benefício para o concelho de Ribeira de Pena.
Num país que tanto mudou em tão poucas décadas e onde a ruralidade dominante viu, de repente, o crescimento de um mundo urbano atractivo no litoral, com novas oportunidades e novidades, compreende-se que esse “novo mundo” fosse mais atractivo para os jovens do que o mundo isolado em que viviam. Actualmente, no entanto, as novidades e oportunidades podem chegar a todo o lado, verificando-se mesmo em alguns concelhos tendência contrária. Muitos jovens ribeirapenenses têm uma opinião depreciativa sobre o concelho, mas também é verdade que muitos não o conhecem no seu todo, um concelho com realidades e influências tão diferentes ao longo da sua extensão, limitando-se ao espaço onde vivem. Seria importante, para combater a tendência de êxodo populacional, que se crie junto dos jovens o orgulho pela identidade ribeirapenense e por viver no concelho. O papel da escola é fundamental para a divulgação da identidade e das riquezas que o concelho possui, seja ao nível ambiental e paisagístico, seja ao nível do património cultural. Também os pais têm um papel importante de transmissão desse orgulho aos seus filhos, mas o ideal seria a preocupação e empenho de todos os agentes municipais. Muitos concelhos destacam-se pela sua forte identidade mesmo entre os jovens; Ribeira de Pena tem tradição histórica para estar entre esses concelhos e nos jovens, que são o seu futuro, é onde a aposta deve ser feita.
A forma de divulgação de um produto é condicionante para o seu sucesso junto do consumidor (mesmo quando a qualidade não é a melhor). Esse trabalho é conseguido pelo marketing que define uma estratégia de promoção. Também os concelhos têm hoje de se voltar para o marketing como estratégia de divulgação e de captação, quer de turistas, quer de novos habitantes, e são vários os que têm feito essa aposta sempre com sucesso. Também Ribeira de Pena devia fazer uma aposta firme nesse âmbito, aproveitando a nova imagem do Município, e trunfos não lhe faltam: as acessibilidades, a localização, a riqueza paisagística, o património... Certamente que só traria vantagens.

realtertuliadepena@sapo.pt

Sem comentários: