domingo, 5 de abril de 2009

Sobre as geminações



Na semana em que se oficializa a geminação entre Ribeira de Pena e Vianden, com a assinatura do protocolo entre os dois municípios, apresento aqui uma reflexão sobre a importância das geminações.

É frequente ouvirmos falar em localidades geminadas, seja através de placas à entrada dessas localidades ou na televisão e nas páginas dos jornais, geralmente com localidades no estrangeiro. O objectivo destas geminações é criar laços de amizade, mas também formas de cooperação que permitam quer o desenvolvimento mútuo quer uma ligação mais estreita. A motivação é, geralmente, as características ou interesses comuns a ambas.

No caso de Ribeira de Pena, estas geminações são úteis para dar maior apoio às comunidades de emigrantes ribeirapenenses, justificando-se, desta forma, com localidades onde estas comunidades são consideráveis, estabelecendo pontes que lhes permitam estar mais perto da sua terra natal quando lá, ou da sua terra de acolhimento quando cá. Podem-se, por isso mesmo, traduzir em formas de homenagem que identifiquem a localidade geminada, como ruas, praças ou monumentos, em estreitamento de relações através da organização de festividades e convívios de participação conjunta, e devem-se traduzir sempre em facilidades administrativas permitindo ao emigrante (neste caso), por exemplo, resolver num local questões relativas ao outro.

Ribeira de Pena encontra-se geminada com Santa Cruz de Cabrália (Brasil), há quase 20 anos, geminação que, infelizmente, tem caído no esquecimento. Dessa geminação ficou ainda muito por fazer, principalmente da nossa parte; hoje, esta localidade, com todo o simbolismo que tem para Portugal, podia ser a ligação de Ribeira de Pena com os emigrantes ribeirapenenses no Brasil.
Sei que, neste momento, se encontra em processo de geminação com Vianden (Luxemburgo) e Saint-Galmier (França). No caso da primeira, cujo processo se encontra mais avançado, é já possível passear, em Vianden, pela Rua de Ribeira de Pena onde se encontra um espigueiro característico do nosso concelho e, em Ribeira de Pena, pela Rua de Vianden (entre a Santa Casa da Misericórdia e o Auditório Municipal) com motivos de decoração pública alusivos a esta localidade. O protocolo assinado este fim de semana certamente terá previstas outras formas de cooperação.

O meu desejo é que os protocolos assinados sejam cumpridos no futuro (e quando falo em futuro, falo também a médio e longo prazo) e deixo ainda o repto para que o Município retome a ligação com Santa Cruz de Cabrália e estabeleça protocolos com outras localidades onde a comunidade ribeirapenense é considerável, ficando assim Ribeira de Pena mais próxima dos seus. Estes processos podem mesmo partir das mãos dos ribeirapenenses aí radicados, afinal, são eles a ponte entre os municípios e a razão destas geminações.

Sobre a geminação com Santa Cruz, remeto para um texto de Francisco Botelho, no link abaixo: http://ribeiradepena.blogspot.com/2006/04/faz-anos-geminao-com-cabrlia.html

Foto: Castelo de Vianden

Sem comentários: