sábado, 1 de maio de 2010

Sobre a Biblioteca Municipal


A inauguração de uma biblioteca municipal representa, para qualquer concelho, um enorme passo na melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes. Embora para alguns ela represente apenas um depósito de livros sem utilidade, uma biblioteca é, hoje, muito mais do que isso, disponibilizando periódicos, música, cinema, recursos multimédia , acesso à Internet... uma série completa de serviços de informação capaz de satisfazer todos os interesses, complementada depois por uma dinamização cultural. São, por excelência, os pólos difusores de informação e de cultura, com importância redobrada em meios mais pequenos onde têm, muitas vezes, a exclusividade dessa função. Assim, a inauguração de uma biblioteca municipal representa a entrada do concelho na Era do Conhecimento.

Com a inauguração da Biblioteca Municipal de Ribeira de Pena, ontem, também o concelho de Ribeira de Pena ficou mais rico, não só pelos serviços que os ribeirapenenses terão agora disponíveis sem se verem obrigados a sair do concelho, mas também pelo agradável espaço onde se encontra instalada.

Foi, em conjunto, inaugurada a Biblioteca e Arquivo da Casa de Santa Marinha, fruto da doação do espólio documental para acesso público, que ficará instalada numa dependência da própria casa.

Deixo apenas uma palavra em memória de Francisco Botelho, agente impulsionador na criação de uma biblioteca municipal em Ribeira de Pena, e um profundo agradecimento ao professor Joaquim Jorge de Carvalho, que coroou majestosamente a cerimónia com uma verdadeira celebração ao livro e à leitura.

A Biblioteca Municipal abrirá ao público na próxima Segunda-feira, dia 3 de Maio.
.

Sem comentários: