quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Acerca da política gastronómica do concelho

Todas as regiões têm especialidades gastronómicas que as caracterizam e com as quais presenteiam orgulhosamente os seus visitantes. Muitas utilizam-nas mesmo como chamariz, realizando certames em seu nome; é o caso da Feira Gastronómica do Porco em Boticas ou da Feira do Cabrito e da Castanha em Vila Pouca de Aguiar. Há mesmo casos em que o nome da terra fica associado a essa especialidade, como as “alheiras de Mirandela” ou o “queijo da Serra da Estrela”.
Ribeira de Pena, com as características que detém enquanto zona de transição, possui também particularidades gastronómicas capazes de dar impulso ao turismo e ao desenvolvimento. A Real Tertúlia de Pena tinha já dado essa ideia, e o Município lança agora as bases da sua política gastronómica. Caberá aos Milhos o papel de representante da gastronomia concelhia, um prato cuja origem é típica desta zona e que tem já em fase de formação uma confraria (que será sediada no concelho) para sua protecção e divulgação.
Espero que este Fim de Semana Gastronómico não fique por aqui e sirva de catapulta, quer para a dinamização futura desta ideia, quer para que a Confraria dos Milhos seja oficializada e dinamizada finalmente.

Sem comentários: