quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

RealMat 2008 em Ribeira de Pena


Vai-se realizar em Ribeira de Pena o X Encontro Regional de Professores de Matemática, RealMat 2008, na EB 2,3/S de Ribeira de Pena, nos próximos dias 6 e 7 de Fevereiro.
Organizado pela Associação de Professores de Matemática – Núcleo do Distrito de Vila Real este ano em conjunto com a escola ribeirapenense, o encontro visa a melhoria do ensino da matemática através da formação, do debate e da troca de ideias, contando ainda com a realização de conferências no Auditório Municipal.
Para os interessados, a consulta do programa ou inscrições devem ser feitas em www.apm.pt/portal/index.php?id=94334.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Acerca da política gastronómica do concelho

Todas as regiões têm especialidades gastronómicas que as caracterizam e com as quais presenteiam orgulhosamente os seus visitantes. Muitas utilizam-nas mesmo como chamariz, realizando certames em seu nome; é o caso da Feira Gastronómica do Porco em Boticas ou da Feira do Cabrito e da Castanha em Vila Pouca de Aguiar. Há mesmo casos em que o nome da terra fica associado a essa especialidade, como as “alheiras de Mirandela” ou o “queijo da Serra da Estrela”.
Ribeira de Pena, com as características que detém enquanto zona de transição, possui também particularidades gastronómicas capazes de dar impulso ao turismo e ao desenvolvimento. A Real Tertúlia de Pena tinha já dado essa ideia, e o Município lança agora as bases da sua política gastronómica. Caberá aos Milhos o papel de representante da gastronomia concelhia, um prato cuja origem é típica desta zona e que tem já em fase de formação uma confraria (que será sediada no concelho) para sua protecção e divulgação.
Espero que este Fim de Semana Gastronómico não fique por aqui e sirva de catapulta, quer para a dinamização futura desta ideia, quer para que a Confraria dos Milhos seja oficializada e dinamizada finalmente.

terça-feira, 22 de janeiro de 2008


A Câmara Municipal de Ribeira de Pena vai realizar nos próximos dias 26, 27 e 28 de Janeiro um Fim de Semana Gastronómico, que se distribuirá por vários restaurantes do concelho. A actividade visa promover os "milhos", uma especialidade gastronómica regional que tem já em fase de formação uma confraria para sua protecção e divulgação. Assim, os restaurantes aderentes (clicar no cartaz acima) terão nestes dias a referida especialidade, raramente disponibilizada em restaurantes, para prato do dia. A acompanhar a actividade será ainda realizado no dia 27 um Baile de Máscaras na Casa do Povo.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

A mudança de Comarca

Os ribeirapenenses começam o ano com a notícia, além da subida geral dos preços no país, da possível mudança de comarca. Não tendo comarca própria e pertencente há muito à Comarca de Vila Pouca de Aguiar, a reorganização judicial que o presente Governo leva avante (tal como nas restantes áreas) poderá ditar a passagem de Ribeira de Pena para a Comarca de Cabeceiras de Basto, o que significa que os ribeirapenenses passarão a tratar os seus assuntos judiciais no tribunal desta localidade. A Assembleia Municipal já manifestou o seu repúdio por esta decisão com uma moção, exigindo uma audiência ao Ministro da Justiça.
Talvez esta decisão esteja associada à extinção da Comarca de Murça que será integrada na de Vila Pouca de Aguiar, mas, na verdade, esta decisão vem prejudicar os ribeirapenenses por três razões:
1- Cabeceiras de Basto fica mais longe de Ribeira de Pena que Vila Pouca de Aguiar e o acesso à primeira não pode ser totalmente feito por auto-estrada;
2- A deslocação fica mais dispendiosa já que, além de mais longe, a alternativa para Cabeceiras (EN206) tem pior qualidade, o que obriga a utilizar preferencialmente a auto-estrada (com portagens cada vez mais caras);
3- Os ribeirapenenses estavam habituados ao tribunal de Vila Pouca de Aguiar para tratar dos seus assuntos judiciais, o que significa uma mudança radical nos seus hábitos (isto também deve ser tido em conta).
Posto isto, será esta mudança benéfica para melhorar os serviços judiciais prestados aos ribeirapenenses? Afinal, devia ser este o objectivo da reforma judicial.

Contribua com a sua opinião na sondagem

O Terras de Pena

A ideia da criação de um blog para intervenção activa no concelho de Ribeira de Pena já não é recente, tinha-a já há algum tempo; mas só agora se reuniram condições que o permitam. Como ribeirapenense interessado no desenvolvimento do seu concelho, é meu dever contribuir para uma reflexão que conduza a tal objectivo. Na Sociedade em que vivemos, apelidada do Conhecimento e da Informação e onde a Internet tem uma importância cada vez maior, é importante que locais como este existam, permitindo não só o desenvolvimento de um espírito crítico construtivo dentro do concelho como a divulgação do mesmo no exterior.
O que pretendo deste sítio é a divulgação do concelho, das suas novidades e curiosidades, e das minhas opiniões, convidando quem quiser a participar também com a sua opinião que poderá deixar em comentário. Vem, desta forma, ajudar no trabalho desenvolvido até agora apenas, com muito mérito, pelo Ribeira de Pena Online.
Porquê Terras de Pena? Porque pretendo abranger nesta ideia todo o concelho que desde o final do século XIX engloba, além da Terra de Pena, as "terras" de Cerva e de Canedo; desta forma, a ideia Terras vem incluir todas as visadas.
Espero que esta intervenção possa contribuir para uma troca de opiniões e, desta forma, para o desenvolvimento social, cultural e económico deste concelho que hoje, mais que nunca, tem condições para o fazer. Como ribeirapenense de coração, não quero deixar de contribuir para tal.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008