sexta-feira, 28 de maio de 2010

Para o fim-de-semana




Para o fim-de-semana, deixo como sugestão o Encontro de Concertinas 2010, que se realizará em Agunchos no próximo Domingo, dia 30, a partir das 14 horas com o seguinte programa:

14h00 - Actuação do Rancho Folclórico de Agunchos

15h30 - Actuação dos Grupos de Concertinas / Entrega dos Prémios de Participação

16h00 - Cantares ao Desafio

17h00 - Merenda Convívio


sexta-feira, 21 de maio de 2010

Roteiro Camiliano em Ribeira de Pena - V



CAPELA DE NOSSA SENHORA DA GUIA
INFORMAÇÃO

A Capela de Nossa Senhora da Guia ergue-se numa das encostas do Alvão, sobranceira ao vale do Tâmega e é o palco de uma das maiores romarias do concelho.
Consagrada como padroeira do concelho em 1952, envolve a devoção das gentes de Trás-os-Montes e do Minho, que religiosamente, todos os 15 de Agosto, assistem à sua procissão e cumprem promessas ao redor da Capela.
A Capela que hoje existe foi construída na primeira metade do século XVIII, por devoção e voto dos senhores da Casa de Santa Marinha e da Casa do Mato, em Ribeira de Pena. Foi seu construtor o mestre Lucquas Rodriguez, da Galiza, no seguimento do modelo da Capela da Granja Velha, então recentemente construída.
É um belo exemplar do barroco rural, com um portal encimado pelo nicho em que figura, em granito, a imagem da Senhora da Guia. O pormenor arquitectónico mais significativo é precisamente aquele que encima a fachada, uma grande concha (vieira) em granito. Sabendo que o mestre construtor era galego, não é difícil conotá-la com a influência de Santiago de Compostela, cujo símbolo é, precisamente a concha.
No interior, para além do altar, recentemente restaurado, há que ter em conta o tecto, todo em granito, com caixotões sem figuração.
Camilo, que certamente assistiu à romaria da Senhora da Guia, integra-a no Sexto dos seus "Doze Casamentos Felizes".

Francisco Botelho

.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Sessão sobre o Novo Acordo Ortográfico

imagem picada daqui

Digulgo aqui a sessão de esclarecimento sobre o novo Acordo Ortográfico que será hoje dinamizada pelo professor Joaquim Jorge de Carvalho, no Auditório Municipal a partir das 17.30 horas.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Roteiro Camiliano em Ribeira de Pena - IV


A IGREJA MATRIZ DO SALVADOR
INFORMAÇÃO

A Igreja Matriz do Divino Salvador, que domina na sua majestade a vila de Ribeira de Pena, é um edifício construído na segunda metade do século XVIII e que se ficou a dever à benemerência de um emigrante ribeirapenense no Brasil, Manuel José de Carvalho.
A lenda conta que Manuel José de Carvalho, muito novo, terá ido para o Brasil, onde veio a fazer fortuna. Quando abandonou a terra natal, fez a promessa de, em caso de sucesso, mandar edificar uma igreja "como não houvesse outra em dez léguas ao redor". De como angariou fortuna, não ficou memória. O certo é que, em 1759, envia para Ribeira de Pena uma carta em que manifesta o desejo de mandar edificar uma igreja, garantindo o pagamento de todas as despesas, à excepção do carreto das pedras. A Igreja vem a ser edificada, tendo-se deitado abaixo a antiga Igreja do Salvador para aproveitamento da pedra. A primeira sagração vem a ser feita em 1793, já depois da morte de Manuel José de Carvalho, que nunca chegou a ver a sua obra.
A fachada manifesta ainda uma traça barroca, com alguns elementos rocaille.
Apresenta uma orientação invulgar a nascente e possui, por sobre o portal de entrada, um medalhão evocativo do fundador, ladeado de dois querubins com toucado de penas e um enorme nicho com uma imagem do Divino Salvador.
No interior, sóbrio mas imponente, é de referenciar o altar-mor, as guardas em madeira e os belos cadeirais confessionário.
Foi nesta Igreja que casou, em 18 de Agosto de 1841, Camilo Ferreira Botelho Castelo Branco, na altura com 16 anos de idade, com Joaquina Pereira de França, uma jovem de 14 anos, natural de Gondomar e residindo na povoação de Friúme com seus pais.
A Igreja está ainda ligada ao episódio com que Camilo justifica a sua saída de Ribeira de Pena.

Francisco Botelho

.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Sondagem Fins-de-semana Gastronómicos

Deixo os resultados da última sondagem do Terras de Pena aos seus leitores.
À pergunta "Já participou em algum dos Fins-de-semana Gastronómicos do concelho?", 87% dos participantes optaram pela resposta Sim e gostei, enquanto os restantes 12% optaram pela resposta Sim e não gostei. Nenhum dos participantes optou pela resposta Não.

Em seguimento do último texto aqui publicado, inicio uma nova sondagem sobre as Barragens do Alto Tâmega.

.

terça-feira, 11 de maio de 2010

As Barragens do Alto Tâmega

As Barragens do Alto Tâmega são algumas das grandes obras públicas anunciadas pelo Governo. Se por um lado representam uma grande despesa em época de crise, por outro permitem estimular a economia. No entanto, nem tudo está explicado, quer relativamente aos impactos reais na vida das pessoas, quer ralativamente aos impactos no meio ambiente. A discussão continua...
Para ajudar ao esclarecimento dos ribeirapenenses, deixo as últimas notícias relativas a este assunto:


Discussão pública das Barragens no Tâmega terminou quarta-feira



"Pátria dos Dólmenes" submersa pelas Barragens



Barragem leva "Ilha dos Amores" de Camilo



EDP recebe autorização para barragem de Fridão


Remeto ainda para um artigo de opinião de Joaquim Jorge de Carvalho, a que chamou Naufrágio d’ilha.

.





segunda-feira, 10 de maio de 2010

Geminação de Ribeira de Pena com Saint-Galmier

Imagem picada daqui

No passado dia 7 de Maio foi assinado em Ribeira de Pena o protocolo de geminação com Saint-Galmier em França. Com esta assinatura oficializa-se a terceira geminação de Ribeira de Pena, neste caso a culminar um contacto de mais de 10 anos entre os dois municípios.

Sobre este assunto, gostaria de remeter para um texto que publiquei aqui aquando da oficialização da geminação com Vianden e que mantém a sua actualidade. Está acessível no link abaixo.

http://terrasdepena.blogspot.com/2009/04/sobre-as-geminacoes.html

.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Notícias de Ribeira de Pena

Deixo as notícias de Abril (e primeira semana de Maio) sobre Ribeira de Pena.

Quase 200 mil euros em subsídios à natalidade

http://www.semanariotransmontano.com/noticia.asp?idEdicao=235&id=10403&idSeccao=3480&Action=noticia

.

Emanuel Pombo vence a 2ª etapa da Taça de Portugal de Downhill (DHI) em Ribeira de Pena

http://www.noticiasdevilareal.com/noticias/index.php?action=getDetalhe&id=7850

.

AFVR: Vila Real 1-1 Ribeira de Pena“Bila” despede-se com empate

http://www.noticiasdevilareal.com/noticias/index.php?action=getDetalhe&id=7925

.

Padre pede 400 € aos paroquianos

http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx?channelid=00000181-0000-0000-0000-000000000181&contentid=A8987A81-2C2D-40CF-9E0A-1120680CD359&h=7

.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

A Biblioteca Online


Divulgo aqui o sítio provisório da página online da Biblioteca Municipal. Além das informações sobre a biblioteca, disponibiliza também o catálogo online.
Está acessível em:


.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Feira do Livro


Até ao próximo dia 7 de Maio estará patente no Auditório Municipal a Feira do Livro. A feira terá o horário da Biblioteca Municipal (10.00-13.00; 14.30-18.30) e serviço de bar disponível. Mais uma oportunidade para celebrar os livros.

Livros e Liberdade

Remeto para o texto da autoria de Joaquim Jorge de Carvalho, sobre livros e liberdade, no link abaixo.

http://muitomar.blogspot.com/2010/05/livros-liberdade.html

sábado, 1 de maio de 2010

Sobre a Biblioteca Municipal


A inauguração de uma biblioteca municipal representa, para qualquer concelho, um enorme passo na melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes. Embora para alguns ela represente apenas um depósito de livros sem utilidade, uma biblioteca é, hoje, muito mais do que isso, disponibilizando periódicos, música, cinema, recursos multimédia , acesso à Internet... uma série completa de serviços de informação capaz de satisfazer todos os interesses, complementada depois por uma dinamização cultural. São, por excelência, os pólos difusores de informação e de cultura, com importância redobrada em meios mais pequenos onde têm, muitas vezes, a exclusividade dessa função. Assim, a inauguração de uma biblioteca municipal representa a entrada do concelho na Era do Conhecimento.

Com a inauguração da Biblioteca Municipal de Ribeira de Pena, ontem, também o concelho de Ribeira de Pena ficou mais rico, não só pelos serviços que os ribeirapenenses terão agora disponíveis sem se verem obrigados a sair do concelho, mas também pelo agradável espaço onde se encontra instalada.

Foi, em conjunto, inaugurada a Biblioteca e Arquivo da Casa de Santa Marinha, fruto da doação do espólio documental para acesso público, que ficará instalada numa dependência da própria casa.

Deixo apenas uma palavra em memória de Francisco Botelho, agente impulsionador na criação de uma biblioteca municipal em Ribeira de Pena, e um profundo agradecimento ao professor Joaquim Jorge de Carvalho, que coroou majestosamente a cerimónia com uma verdadeira celebração ao livro e à leitura.

A Biblioteca Municipal abrirá ao público na próxima Segunda-feira, dia 3 de Maio.
.